terça-feira, 19 de abril de 2011

Noca da Portela

Semana passada fotografei o Mestre Noca da Portela! 
Para o seu CD que vai se chamar Cor da Minha Raça.

 

NOCA DA PORTELA nasceu mineiro ( em Leopoldina) e se tornou carioca por convicção. Compositor, sambista, 78 anos, ele é casado há 55 com dona Conceição, uma portelense nascida na comunidade do Tuiutí, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Frutos desta união duradoura nasceram seus 4 filhos, 6 netos e 1 bisneto. Feirante durante 20 anos, Noca é hoje uma voz de grande relevância no mundo do samba e representa uma geração de sambistas da mais alta qualidade.
É considerado um dos bambas do samba carioca. Criado na Zona Norte, é um apaixonado por Madureira e pela águia azul e branca da PORTELA, escola de seu coração, à qual dedicou 42 dos seus 55 anos de samba.
E a PORTELA reconhece o valor de seu filho, ele já ganhou seis escolhas de sambas-enredo na escola, em 1976 (“Hoem do Pacoval”) 1985 ("Recordar É Viver") 1995 (“Gosto que me enrosco”) 1998 ("Os Olhos da Noite") 1999 (“De Volta aos caminhos de minas”) e 2005 (“Nóis podemos 8 idéias para mudar o mundo”) são seus, em parceria com outros compositores.
NOCA SECRETÁRIO DE CULTURA: Em 2006, assumiu um novo desafio: se Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, e realizar a união entre todas as culturas, da popular à erudita. Papel que desempenhou por 10 meses de trabalho.
NOCA DA PORTELA É COMENDADOR: Em 2007, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu a Comenda do Barão do Rio Branco por serviços prestados à Nação através de sua musicalidade e talento poético.
Sua  extensa carreira como autor gravado por grandes nomes da musica popular brasileira como: ALCIONE, BETH CARVALHO, MARIA BETHANIA, QUARTETO EM CY, EMILINHA BORBA, MARLENE , ELIZETE CARDOSO, PAULINHO DA VIOLA, MARTINHO DA VILA, FUNDO DE QUINTAL, ALMIR GUINETO, DUDU NOBRE, ZECA PAGODINHO, SEU JORGE, BEZERRA DA SILVA,  ENTRE OUTROS, totalizando mais 360 musicas gravadas é convidado para se apresentar de norte a sul do país cantando seus grandes sucessos.

Não precisa de mais nada, né?
aquele abraço...
Gigante.

Um comentário: